sábado, 12 de abril de 2014

Parque Nacional Iguazú foi criado em Argentina no ano 1934 com o objetivo de conservar as Cataratas do Iguaçu, bem como a biodiversidade que as rodeia. Localiza-se no norte da província de Misiones, conta com uma superfície aproximada de 67.000 tem, e se encontra a 17 km de Puerto Iguazú.
Em 1902, o Ministério do Interior de Argentina encarregou a Carlos Thays um relevamiento detalhado das cataratas, o qual se tomou como base posteriormente para a lei de criação do parque nacional.
O Parque tornou-se Património Mundial da UNESCO em 1984.
As cataratas se encontram sobre o Rio Iguaçu, que tem uma longitude total de 1.230 km até sua desembocadura no Rio Paraná. Dita confluência se encontra a 23 km águas abaixo das cataratas.
Em seu conjunto, a flora arbórea do Parque Nacional Iguazú está composta por mais de 90 espécies, sendo características do lugar as comunidades de palmito e pau rosa ou perobá. Este último é uma árvore que pode atingir até 40 m de altura, e a cuja sombra crescem os palmitos, palmeiras cujos troncos terminam num cogolho comestível.
Entre as principais espécies de aves que habitam no lugar, deve citar-se os vencejos de cascata, que voam atravessando os interstícios das colunas de água para posar-se sobre a parede rochosa, onde muitas vezes nidificam.
No setor das passarelas não é estranho encontrar Quatis e exemplares do Tucano Grande, uma das cinco espécies de tucanos que há no Parque,também se destaca o águia arpía.
Nas partes ensolaradas dos caminhos, e especialmente para o meio dia, podem-se apreciar exemplares delagartixas, do gênero Tropidurus, trepando troncos e pedras.
Entre as espécies em perigo de extinção que se albergam no Parque, devem citar-se o yaguareté, o tapir, também conhecido na zona como mbeorí, o ocelote, o yaguarundí, o tamanduá – conhecido localmente comoouso-formigueiro-, as águias selváticas e o yacaré overo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário