sábado, 26 de abril de 2014

Galápagos

Poucos destinos no planeta estão tão marcantemente ligados a um homem e a um livro. O arquipélago de Galápagos, a mil quilômetros da costa equatoriana, estará para sempre ligado ao naturalista britânico Charles Darwin e seu seminal trabalho A Origem das Espécies. Darwin aqui passou em 1835, a bordo do navio HMS Beagle, e suas observações sobre a fauna local o levariam a criar sua provocativa e controversa teoria da evolução. 
O cientista inglês teve que viver com seus fantasmas até o fim da vida, muitos ataques vindos da ortodoxia da Igreja, mas hoje Galápagos vive outro dilema. Seu imenso potencial turístico e ainda mais valioso ecossistema sofrem ameaças causadas pelo homem. A população insular cresceu 300% em apenas duas décadas, assim como o número de visitantes quadruplicou, o que vem promovendo grandes esforços para sua preservação sustentável.
O grupo de 13 ilhas principais e dezenas de outras ilhotas no Oceano Pacífico preserva o habitat de espécies como iguanas, leões-marinhos e tartarugas-gigantes. Aves como albatrozes e os fundamentais tentilhões-de-Darwin também estão lá, sofrendo com a exploração turística que o governo tenta frear com altas taxas e limitação de entradas. Para os felizardos que aqui aportarem, além da observação dos animais as ilhas oferecem grutas, vulcões e belas praias e opções de mergulho como atrativos.
A principal porta de entrada para as ilhas é pela ilha de Santa Cruz, servida pelo aeroporto de Baltra. O local com as melhores acomodações turísticas é Puerto Ayora, de onde saem a maioria dos passeios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário